sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Bifinhos de frango à indiana

Há pessoas que gostam de sabores simples, dos alimentos temperados apenas com sal. Não me enquadro nesta categoria (a menos que estejamos a falar de um bocado de picanha). Gosto das misturas de sabores, do cheiro inebriante das especiarias que nos transporta para lugares longínquos. A receita que vos trago hoje leva-nos para o Oriente, mais precisamente para a Índia. É uma verdadeira sinestesia… dourada, aromática, saborosa…
 Já não a fazia há algum tempo, mas hoje lembrei-me de a desenterrar de uma Teleculinária velhinha e partilhá-la convosco.

Ingredientes:
600 g de bifes de frango;
1 colher (de sopa) bem cheia de caril em pó;
50 g de manteiga;
1 cebola picada;
½ colher (de sopa) de cominhos;
1 colher (de café) de açafrão da índia;
1 iogurte natural
2 dentes de alho;
Sal grosso q.b.;
1 pedacinho de pimento verde (não usei);
1 colher (de sopa) de coentros frescos, picados;
2 dl de natas;
1 colher (de sopa) de polpa de tomate.
Preparação:
Cortar os bifes de frango em pedaços e temperá-los com um pouco do caril em pó.
Num tacho, levar ao lume a manteiga com a cebola picada e mexer até esta alourar um pouco (piquei a cebola na Bimby, 5 seg. / vel.5,  adicionei a manteiga e programei 5 min./ 100 graus/ vel. 1).
Juntar o restante caril, os cominhos, o açafrão, o iogurte e os dentes de alho, previamente esmagados com sal grosso; misturar também o pimento, os coentros picados, as natas e a polpa de tomate.
Em seguida, adicionar os bifinhos de frango e deixá-los cozer e apurar (programei 12 min./ 100 graus/ velocidade colher inversa).
Acompanhei com arroz Thai Jasmine (parece-me que o ideal seria acompanhar com arroz de passas, mas o meu esposo não gosta de passas) e com um resto de Ratatouille com Crumble, cuja receita publicarei brevemente.



Fonte: Teleculinária, direção do chefe António Silva, nº 1077 (1999-10-04)

 Bom fim de semana
Ilídia

2 comentários:

Bichinha disse...

Adoro frango e açafrão, por mim já é receita vencedora :)

Susana Matias disse...

maravilhosoooooooooooooooo

jinhos