sábado, 19 de fevereiro de 2011

Browies ou fondant (não sei ao certo, só sei que é bom!)

Tinha prometido a mim mesma que este fim de semana me ia portar bem, que não ia comer doces, aliás, tinha dito que não entrava nada doce nesta casa. Mas… sou uma fraca, tenho que admitir. No meio de tanto trabalho, estava a faltar qualquer coisa que me desse um alentozinho. Para além disso, tenho dois doentinhos cá em casa que também não dizem que não a um docinho, principalmente se for de chocolate.
Assim, andei a vasculhar pelos blogs, mas ora me faltava este ingrediente, ora aquele… até que abri o livro-base da Bimby e encontrei estes brownies. Cobri-os com a cobertura do Fondant de Chocolate do livro Cozinhar à Minha Maneira (sim, porque achei que o açúcar ainda não era suficiente... depois queixo-me que a roupa está apertada…)
Só é pena, afinal, não me terem dado o tal alento para trabalhar que procurava…




Brownies
Ingredientes:
150 g de nozes (usei avelãs)
150 g de chocolate para culinária
100 g de manteiga à temperatura ambiente
150 g de açúcar (pus só 130)
2 ovos
70 g de farinha
1 c. chá fermento para bolos
1 pitada de sal
Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180 graus.
Colocar no copo as nozes e programar 4 seg/ vel 4. Retirar e reservar.
Colocar o chocolate partido no copo, dar uns golpes de turbo. Programar 6 seg/ vel. 9. Retirar e reservar.
Colocar a "borboleta", a manteiga, o açúcar, os ovos e programar 5 min./37 graus/ vel.3.
Retirar a "borboleta", juntar as nozes reservadas e misturar bem com a ajuda da espátula, até que a mistura esteja toda homogénea.
Untar uma forma retangular com manteiga, polvilhar com farinha, deitar a mistura e levar ao forno cerca de 20 minutos, ou até que o palito saia limpo.
Desenformar, cobrir com a seguinte cobertura de chocolate e cortar, ainda quente, em quadrados.
Cobertura de chocolate:
Enquanto o bolo está no forno, colocar no copo 100 g de chocolate para culinária, em pedaços, e ralar 10 seg./ vel. 7.
Juntar a água, o açúcar e programar 15 min./ 100 graus/ vel.3, sem o copo de medida. Juntar a manteiga e misturar 30 seg./ vel.4.

Continuação de bom fim de semana
Ilídia

1 comentário:

Susana disse...

E que fraqueza!!! E agora quem vai comer essa delicia? Haha, é verdade, os homenzinhos tratam disso,lol.
Ficou linda essa fatia vê-se que ficou bem fofo!

Beijinhos e bom fim de semana.