segunda-feira, 21 de março de 2011

Bacalhau em Segunda Mão

Esta receita é o aproveitamento, daí o título - em segunda mão - de um almoço de Bacalhau com Todos. Acrescentei-lhe uns pormenores, que abaixo constam dos ingredientes, e, mais uma vez rapidamente, e numa época de contenção de despesas e aperto de cinto,  criei um prato de ir ao forno que deu para toda a família.

Ingredientes

Bacalhau cozido desfiado
Batatas (4 ou 5)
Cenouras cozidas (as que sobraram - 3)
Couve cozida (por acaso não sobrou desta vez, por isso, não coloquei)
3 ovos cozidos
Feijão verde cozido
Grão de bico
200ml de natas ou de molho bechamel (uma solução mais light)
azeitonas recheadas
pickles(facultativo)
cebola
alho
especiarias a gosto (utilizei pimenta branca e preta)
sal
pão ralado com alho e ervas na Bimby

Modo de Confeccionar

Cortei as batatas, as cenouras e o feijão verde aos bocadinhos e misturei-lhes o grão de bico que tinha sobrado. Adicionei azeitonas e pickles picadinhos. Desfiei o bacalhau.
Fiz um refogado com cebola e alho muito picadinhos (porque o marido não gosta de sentir os fios de cebola) e juntei-lhe o bacalhau e as natas ou molho bechamel.
Rectifiquei o sal e adicionei as especiarias.
Misturei todos os ingredientes e coloquei-os num pirex.
Por cima, polvilhei com pão ralado com alho e ervas que fiz na Bimby ( que guardo no congelador numa marmita e vou tirando à medida que preciso).

 Patrícia

1 comentário:

Receitas ao Desafio disse...

Concordo contigo. Em tempo de crise, mais do q nunca, é preciso pôr a cabecinha a funcionar e dar um ar mais interessante aos restos. Tb n deito nada fora. E acredita q por vezes gosto mais da refeição dos restos do q da original. Bjs, Ilídia