domingo, 13 de março de 2011

Folar Transmontano

Esta receita é do livro "A Bimby na Cozinha Regiomal Portuguesa" e nós cá em casa adoramos. É uma óptima opção para um piquenique ou até para quando saímos de casa ao fim de semana sem um rumo definido, simplesmente para brincar com o filhote ao ar livre.
Deliciem-se, pois o sabor deste folar ou "bôla", como gosto mais de lhe chamar por causa da forma (num pirex), consegue mesmo transportar-vos até Trás-os-Montes.


 
Ingredientes:
100 g de água
50 g de azeite
120 g de banha
1 c. chá de sal
30 g de fermento de padeiro fresco (eu utilizo 1 ou 2 saquetas de fermento "Fermipan")
4 ovos
550 g de farinha
200 g de bacon
100 g de presunto de Chaves (eu uso da marca Continente)
170 g de chouriço de carne (eu uso de Arganil, à venda no Continente)
100 g de salpicão

Preparação:
Coloque no copo a água, o azeite, a banha, o sal e o fermento e programe 1,30 Min/37º/Vel.2.
Junte os ovos, a farinha e programe 1 Min./Vel. Espiga.
De seguida, forme uma bola, polvilhe com farinha, tape com um pano e deixe levedar, num local quente, durante cerca de 1 a 2 horas. A massa deve triplicar de volume.
Findo este tempo, divida a massa em 3 partes. Estenda a massa, coloque num tabuleiro (eu uso um pirex) previamente untado com banha, alternando por camadas de carne cortadas em pedaços e massa, acabando com massa. Deixe levedar mais uma hora, e depois pincele com uma gema de ovo e coloque no forno moderado a 180º, durante 30 a 40 minutos.

Bem, esta é a receita tal qual está no livro que referi, mas eu aldrabo-a um pouco. Antes de mais, uso Fermipan. Já fiz com uma saqueta (11 g) e com duas (22 g), mas confesso que gostei mais da primeira vez. Contudo, com 2 saquetas, a massa cresce mais e dá para fazer duas camadas com as carnes (fotografias).
Agora vou contar-vos o meu truque para não ter de esperar as 3 horas de levedura: Antes de começar a preparar a massa, vou à minha lavandaria ligar a máquina de secar na temperatura "quente". Quando termino a preparação da massa e faço a bola, coloco-a numa taça de vidro e tapo-a muito bem com um pano de cozinha. Vou novamente à lavandaria, desligo a máquina de secar, e coloco lá dentro a taça a levedar durante 1 hora. Findo este tempo, monto o folar num pirex e levo imediatamente ao forno.
Espero que gostem!

Maria

5 comentários:

Receitas ao Desafio disse...

Sabia agora bem, nesta noite fria, com um cházinho a acompanhar!!! Tenho de o experimentar. Bjs, PMT

Receitas ao Desafio disse...

Olá Maria! Primeiro, obrigada pelo comentário à mousse. O meu marido também não é apreciador de chocolate mas adora esta mousse. Segundo, parabéns pelo folar. Se tivesse os ingredientes em casa, já o ia fazer. A sério!Adorei o truque para levedar a massa! Bj Patrícia

Receitas ao Desafio disse...

Que delícia, amiga! Estou a ver que, apesar dos excessos de sábado, também não andaste propriamente de dieta hoje. Lol. Sofro do mesmo mal! Esta bola tem um aspeeeeeeeeto! Bjs, Ilídia

Mercês disse...

Só recentemente provei bola e adorei! Já fiz 1 vez,ficou boa e 1 dia destes, vou experimentar esta. Beijinho Maria

Receitas ao Desafio disse...

Pois então, experimente Mercês, porque é muito bom! Uma sopinha e uma fatia deste folar faz um belo jantar ;)
Bjs.
Maria