sábado, 2 de abril de 2011

Duas delícias com sabor a tangerina

             Hoje, despertei ao som de um suave chilrear no lado de fora da minha janela. Levantei-me, bem disposta, e dirigi-me à janela para dar as boas vindas à primavera, ao céu azul, ao dia luminoso que me esperava. Encontrei um dia cinzento, ligeiramente ventoso, e uns chuviscos a bater na janela. Enganou-me bem o raio do pássaro! A primavera açoriana está muito tímida este ano…
           Para alegrar um pouco o meu dia, fiz este bolo de tangerina, que vos ofereço, juntamente com este delicioso poema de Eugénio de Andrade. Sirvam-se.


Pêssegos, peras, laranjas,
morangos, cerejas, figos,
maçãs, melão, melancia,
ó música de meus sentidos,
pura delícia da língua;
deixai-me agora falar
do fruto que me fascina,
pelo sabor, pela cor,
pelo aroma das sílabas:
tangerina, tangerina.

              Eugénio de Andrade

Chiffon de tangerina
Ingredientes:
400 g de açúcar (usei 350 g)
6 ovos
240 de farinha
200 g de óleo
sumo de 3 tangerinas
raspa de 2 tangerinas
2 colheres de chá de fermento em pó para bolos
1 pitada de sal

Preparação:
Com o copo da Bimby seco, colocar 60 g de açúcar e pulverizar 15 segundos, velocidade 9.
Com o copo limpo, colocar a "borboleta", as claras e programar 6 minutos, velocidade 3 1/2. Reservar.
Colocar no copo as gemas, os restantes ingredientes e programar 7 minutos, 37 graus, velocidade 3.
Juntar à massa às claras (e nunca as claras à massa) e envolver cuidadosamente com a ajuda da espátula.
Numa forma sem ser untada (estranhei quando li este pormenor, mas realmente o bolo solta-se bem da forma), deitar a massa e levar ao forno a 150/170 graus cerca de 45 minutos.
Desenformar só quando estiver frio.
Enfeitar com o açúcar reservado.

Receita adaptada de Bimby - O Melhor das Nossas Famílias, Vorwerk
Bom fim de semana.
Ilídia

4 comentários:

Susana disse...

Fantástico!!! Adorei a receita, mas as fotos essas, ficaram mesmo fantásticas!!!
Já sei o que é que o pai natal te vai trazer este ano,lol.

Beijinhos

Receitas ao Desafio disse...

Tenho de experimentar esse Chiffon. Parece vindo das neves...hummmm. Estive também a apreciar o prato em que é servido...muito bonito. Bjs.PMT

Receitas ao Desafio disse...

Já tínhamos conversado pessoalmente ontem sobre esta receita que ias publicar,mas conseguiste, sem sombra de dúvida, exceder as minhas expectativas. Bjs Patrícia

São Ribeiro disse...

FICOU LINDISSIMO E O SABOR DEVE SER BEM DELICIOSO.
BJS