domingo, 8 de maio de 2011

Quente e Frio e a solução para um aproveitamento de claras

     Quando faço arroz doce sobram-me sempre muitas claras de ovo. Antes fazia sempre suspiros com elas. Depois de descobrir que podia congelar as claras, deixei de fazer suspiros.

        Ainda ontem, em visita pelo blog da Magda Montez, vi outra dica de congelação das claras que será a minha salvação daqui em diante. Aprendi que posso congelá-las em couvetes, ocupando cada clara dois cubos.

      Até aqui costumava ter na porta do congelador uma única tupperware onde ia colocando as claras umas em cima das outras à medida que me ia sobrando. Quando as queria utilizar nunca sabia quantas já tinha congelado e era uma dor de cabeça para atribuir porções aos restantes ingredientes. Com este gelado que vos trago,  sobremesa deste almoço de domingo, aconteceu a mesma coisa. Foi feito a olho, mas acho que até me safei bem.

Deliciem-se!


Ingredientes:

2 pacotes de natas (400ml)
claras - a olho - talvez 8
11 colheres de sopa de açúcar
aroma de baunilha

Modo de Confecção:

Batem-se as claras em castelo e junta-se 8 colheres de açúcar.
Batem-se as natas. Adiciona-se 3 colheres de açúcar.
Misturam-se os dois preparados e adiciona-se aroma de baunilha a gosto.

Coloca-se numa feiticeira da tupperware, previamente passada por água para facilitar o desenformar.
Vai ao congelador.

Acompanho esta sobremesa com molho de chocolate.
Derreto uma  tablete de chocolate negro  com uma colher de manteiga em banho maria ou no micro-ondas.

Bom Domingo!

Patrícia

13 comentários:

Ilídia disse...

Safaste-te muito bem, sim senhora! Está lindíssimo!

Luisa Alexandra disse...

Que óptima maneira de se aproveitar as claras, está uma sobremesa maravilhosa!

Isabel Salvador disse...

muito bom aspecto gostei muito...bjokinhass

São Ribeiro disse...

ALÉM DE LINDA DEVE SER UMA DELICIA.
APRESENTAÇÃO ESTA 5 *****.
BJS

Flor de Tavira * Algarve * Portugal disse...

Comia esta sobremesa feita por um velho amigo, e professor, quando andava no secundário (há já 25 anos, credo!), e é deliciosa! Tenho-a no meu caderninho de receitas desde essa altura! :)
Beijinho

Receitas ao Desafio disse...

Obrigada pelos vossos comentários.
Ao fim de semana gosto sempre de fazer umas doçuras. E por que não? Todos merecemos uns miminhos de vez enquando.
Bjs e Boa Semana.
Patrícia

Célia disse...

Excelente maneira de aproveitar as claras

Receitas ao Desafio disse...

Quando me sobrarem claras, já sei o que fazer com elas. Costumava guardá-las no frigorífico e usá-las de imediato num bolo de maçã que ainda não publiquei aqui. Esta sobremesa ficou deslumbrante...PMT

Receitas ao Desafio disse...

Que ninho de morangos divino! Um verdadeiro pecado!
Rosa

Susana disse...

O aspeto ficou fantástico mesmo apetitoso!
Eu costumo congelar as minhas claras em sacos pequenos com fecho zip e escrevo o numero de claras por fora e sempre que preciso já sei quantas usar.

Beijinhos

Gisela disse...

Patricia, o meu marido adora esta sobremesa e eu nunca fiz. Vou guardar a tua receita, pois também tenho sempre claras congeladas. Ficou lindo com os morangos no centro
Um beijinho e bom fim de semana

Anónimo disse...

já anotei a receita, pode-me dizer se quando diz congelador refere-se ao frigorífico ou à arca congeladora..?

Anónimo disse...

obrigada pela resposta...foi muito simpática...