segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Amoras e o Fim (do Verão)


É com muita nostalgia que o Verão chega ao fim.
Apresentam-se  nuvens ventosas, que riscam os céus, as primeiras folhas que esvoaçam, escorraçadas das árvores e chuvas repentinas e copiosas.
Foi-se embora o meu Verão. E quis despedir-me dele com protocolo.
Saboreei estas amoras frescas como sobremesa e fechei os olhos. Acabou-se.
Mas uma força interior impera e exige que prolongue este deleite de fim de Verão.
Assim, e ao longo do ano,  em cada frasquinho de doce que abrir estarei a permitir que o Verão saia, qual Aladino da sua lâmpada mágica.


Receita de doce de Amora

1 kg de amoras silvestres
1 kg de açúcar

Vai ao lume até o doce morno escorrer lentamente na colher.


Patrícia

15 comentários:

Ilídia disse...

Patrícia, ainda bem que colocaste o parênteses no título. Estava demasiado apocalíptico :) Como sabes, discordamos em relação à forma como encaramos o outono. Gosto muito da estação das folhas "escorraçadas das árvores". O teu doce está muito bonito, mas deve ter ficado demasiado doce para o meu gosto. O que fiz com a Helena, durante as minhas férias em São Miguel, levava apenas 300 g de açúcar para um kg de amoras. E achei suficiente. Neste momento, estou a fazer doce de figo (1 kg de açúcar para 2 kg de figos). Um beijinho

P.S. As fotografias ficaram lindas. E gostei muito do pratinho em que serviste o doce.

Anónimo disse...

Belo frasquinho e bela doce certamente.
Espero que o Verão dure mais para o ano!
Beijinhos

Catarina Collins disse...

Esse doce de amoras esta com um ótimo aspecto... A cor ficou linda, já barrava uma torradinha com um pouquinho dessa delicia. Pois e' o verão ja esta no fim, mas Graças a Deus aqui ainda esta bastante calor : ) Aproveitar em quanto podemos ; ) Obrigada pela partilha.

Beijinhos

azoresgal disse...

O teu doçe esta lindo !!! Adorei as fotos !!! Jinhos e abraço....Diana

Mónica Silva disse...

Parece que estou a imaginar este doce numa tostinha :) Muito bom!

Beijinho

Inês Ginja disse...

Gostei das palavras, e é mesmo assim, fazemos compotas nesta altura para depois durante o inverno termos uma pitadinha de "sol". Já ando nostálgica com o fim (do verão). Adoro doce de amoras, está lindo!
Um beijinho.

Luisa Alexandra disse...

Tem uma cor magnífica!

Mar disse...

Uma forma possível (e literal, de um certo modo) de conservar o Verão. Que também sabe a amoras. Mas os fins ensinam-nos sempre os começos. Encerram sempre essa possibilidade. Mesmo que haja vento e nuvens e chuva.
Um bom começo para si. E obrigada pelas imagens de uma forma possível de guardarmos o Verão.

Um beijo.

Mar

Andréa Santana disse...

FICOU CHIQUE DEMAIS, A COR ESTÁ LINDA!
BJS........

Ivone disse...

Que belo doce!
Gostei muito da apresentação do doce nas tuas fotos! Parabéns.

Carla Sousa disse...

Olá Patricía, ontem já tinha vindo espreitar o teu docinho, mas ando tão preguiçosa que nem deixei um alô... Já me arrependi. Depois de tantos comentários simpáticos que recebo, custa-me não deixar um miminho também a tantos blogues que visito diariamente. Espero estar perdoada. bjs carla sousa. Ah é verdade, agora vou buscar umas tostinhas para provar o teu doce.

Receitas ao Desafio disse...

Patrícia, agora vim aqui espreitar os comentários e não vejo o que te mandei ontem! Não sei o que se passou com o meu pc porque deu erro no fim de publicar a mensagem. Por isso foi formatado para não me fazer passar mais vergonhas.
Hoje já comentámos pessoalmente sobre os "nossos" doces de amoras, por isso não me vou repetir. Apenas frizar que a cor está linda, que é um doce excecional e que adoro.

Beijinhos

Susana

Lina disse...

Olá, Patrícia!O teu doce está lindo!E não fiques triste, o Outono também é uma estação linda e poética(eu acho!). Lindas fotos! Sei que é difícil tirar fotos de amoras assim juntinhas e colhe-las também!
Beijinhos

Gisela disse...

Este ano atrasei-me a ir às amoras e já não consegui fazer doce. Que bom aspecto tem o teu, apesar de tal como a Ilidia, achar açucar a mais, mas isso é só um pormenor.
Um beijinho

Receitas ao Desafio disse...

Muito obrigada a todas pelos vossos comentários tão doces!
Um abraço

Patrícia