terça-feira, 6 de setembro de 2011

Miniaturas de Frango com Noz-Moscada e Puré Tricolor
































O que fazemos quando temos crianças que, de vez em quando, torcem o nariz aos legumes?

Criamos pratos coloridos.

Esta é uma refeição muito fácil de confecionar, de comer e as crianças adoram as miniaturas de frango.

Ingredientes para as miniaturas
2 peitos de frango
alho em pó
sal
mistura de pimentas
noz-moscada
azeite

Ingredientes para os purés
batatas
cenouras
bróculos
manteiga
leite
sal
noz-moscada

Confeção dos purés

Descascam-se as batatas, as cenouras e cortam-se aos bocadinhos para acelerar a cozedura.
Limpam-se os bróculos e dividem-se em raminhos. (Cozi tudo a vapor para preservar um sabor mais intenso dos legumes mas se decidirem cozer em água, e se não quiserem sujar muitas panelas, poderão no mesmo recipiente cozer todos os legumes e ir retirando os que forem estando cozidos, quase sempre por esta ordem: bróculos, batata, cenoura).
Quando estiver tudo cozido, começa-se por fazer o puré de batata, que tem de ser em quantidade maior do que os outros porque vai fazer parte destes.
Para fazer o puré, desfiz as batatas quentes com a batedeira, adicionei manteiga a gosto, leite e noz-moscada.
Transformei os bróculos e a cenoura também em puré adicionando-lhes parte do puré de batata, leite, manteiga e noz-moscada.

Obs. Quando colocarem o leite terão de ter em conta a consistência do puré. Se for para colocá-lo em saco de pasteleiro terão de deixá-lo mais consistente. É importante também provar os purés para retificar o sal.

Confeção das miniaturas

Cortam-se aos bocadinhos os peitos de frango (faço pequenos bifinhos) e temperam-se com sal, mistura de pimentas, noz-moscada e alho em pó.
Colocam-se numa frigideira com azeite e deixam-se cozer mexendo de vez enquando com uma colher de pau até estarem douradinhos.


Decorei com azeitonas pretas descaroçadas que recheei com pedacinhos de  cenouras de curtume.

Simples e rápido, não acham?

Patrícia

20 comentários:

São Ribeiro disse...

ADORO FRANGO E ACHEI ESSAS MINIATURAS UMA DELICIA.
O ACOMPANHAMENTO É PERFEITO.
BJS

Dulce Caldeira disse...

Bom dia Patricia, é sem dúvida um excelente recurso para os "narizitos torcidos".
Gostei muito dos purés de cores coordenadas,acho que acrescenta um certo "Glamour" à refeição!
Um beijinho.

Anónimo disse...

Adorei os purés.
Beijinhos

Sara Ramos disse...

Adorei, ficou um prato muito divertido. Beijocas

Inês Ginja disse...

Que lindos os purés às cores! Ficaram mesmo bem. Nenhuma criança irá resistir :)
Um beijinho.

Su m disse...

Vou já captando estas sugestões para daqui a uns tempos fazer para o meu Rafa ;)

Sofia.Lopez disse...

Excelente ideia, agrada os pequenos, mas também os mais grandinhos... :)
Bjs

Luisa Alexandra disse...

Gostei de tudo!

Carla Sousa disse...

As crianças adoram??? E eu??? Não conto? Desculpa, mas assim que olhei para as fotos fiquei com água na boca. Deve haver ainda uma criança em mim, só pode! bjs boas fotos. carla sousa

Unknown disse...

Obrigada pelo comentário no meu blog.
Também fiquei muito impressionada com o seu blog, as imagens são 5 estrelas e as receitas de dar água na boca. Fiquei fã.

Beijinhos

Ivone disse...

Olá Patrícia!
O teu prato está muito apelativo e foi uma excelente ideia, pois o meu pequenote também torce o nariz aos legumes.
Vou experimentar!
Beijinhos

Mónica Silva disse...

Que purés tão lindos, eu crescidinha gostei imenso e com esse franguinho é uma boa sugestão.

Beijinho

Ilídia disse...

Bem bonito, o teu prato. Felizmente, a minha criança (por enquanto) não torce o nariz aos legumes. Mas aposto que também o apreciaria ;) Com beterraba também deve ficar lindo. Beijos

Receitas ao Desafio disse...

Amigas cozinheiras, esta é mesmo uma estratégia para narizitos torcidos - como diz a Duxa- e assim lá vão os legumes sem eles se aperceberem.
Fico contente por terem gostado dos purés. Tenho ainda de me aperfeiçoar com o saco de pasteleiro. Ainda não o domino como gostaria.

Ivone, espero que as tuas férias tenham sido boas. Ainda bem que gostaste da ideia dos legumes nos purés. Obrigada por teres passado por cá.

Ilídia, gostei da sugestão da beterraba. No dia que os fiz lembrei-me que com beterraba haviam de ficar lindos mas não a tinha em casa.

Um abraço
Patrícia

Gina acasadagigis disse...

Patrícia ,

Gostei bastante da refeição, muito boa, bjs

Babette disse...

Ideias para piratas selvagens como os meus!... Iupi!
Babette

Receitas ao Desafio disse...

Gina e Babette,

As mães têm de ser engenhosas para saberem lidar com os seus "piratas selvagens" (as minhas criancinhas de 3 e 10 anos são mesmo isso) e contemplarem os legumes na refeição.

Um abraço

Patrícia

Cindy disse...

Adorei os pures,fica um prato bem colorido e muito apelativo,nao deixando a galinha de lado,tambem parece ter ficado muito boa.

beijinho

O Barriguinhas disse...

Hummm que delícia. beijinhos

Receitas ao Desafio disse...

Cindy e Lúcia,

Ainda bem que gostaram do colorido dos purés. A conjugação do frango com os purés resulta muito bem e serve a intenção principal de incluir legumes na refeição das crianças.
Um abraço
Patrícia