sábado, 29 de outubro de 2011

Boca Negra ou Cântaro grelhado

Hoje estou ansiosa pelo almoço. Não só porque apenas me coube a tarefa de cozer as batatas e fazer a salada, mas também porque vou comer boca negra grelhada pelo meu marido. É uma verdadeira delícia!
Este é um prato que comemos com maior frequência no Verão, uma vez que o peixe é assado no fogareiro a carvão. No entanto, e apesar de já estarmos no Outono, o céu azul e os 23ºC que se fazem sentir hoje não nos permitem aperceber disso nem de que, mais logo, vamos atrasar os relógios 1 hora :(
Como podem ver pelo título da receita, em vez de boca negra também pode ser utilizado cântaro que, quanto a mim, é ainda melhor.
As duas fotografias que apresento a seguir foram tiradas no Verão.


É fundamental pincelar o peixe com o molho enquanto assa!


Ingredientes para dois peixes grandes:

10 dentes de alho descascados
1 colher de sopa de massa malagueta
Azeite q.b. (bastante)
sal q.b.

Preparação:

Tempera-se o peixe com sal.
Esmagam-se os dentes de alho para uma caneca de inox (púcaro) e junta-se a massa malagueta e o azeite. Vai ao lume até ferver.
Entretanto, colocam-se os peixes na grelha a assar. É importante virar o peixe frequentemente e, como já disse, pincelá-lo com o molho, pelo menos duas vezes por lado.
Serve-se com batata cozida regada com azeite e salada de alface e tomate.
Bom apetite!

Maria

5 comentários:

Ilídia disse...

Confirmo que este peixe grelhado do teu homem é um verdadeiro manjar. Essas fotos fizeram-me recuar no tempo, até ao verão, e sentar-me convosco no vosso telheiro :) Maravilhoso! Beijos

Anónimo disse...

Devem ser tão bons assim.
Beijinhos

Isabel Salvador disse...

Adoro peixe grelhado na brasa sem dúvida que têm outro sabor...muito bom aspecto...bjokitass

Unknown disse...

Tienen muy buena pinta! Gracias por compartir la receta.

Gisela disse...

Provei o boca negra quando visitei os Açores e gostei imenso. Até me deu saudades dessas férias e da boa cozinha que por ai se faz.
Um beijinho e boa semana