quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Entrecosto no forno

Gosto muito de carne de porco! E entrecosto é das partes que eu prefiro! No verão faço quase sempre grelhado, mas no inverno costumo fazer no forno. É bastante fácil de confecionar e sabe muito bem.
Este que podem ver nas fotos, fi-lo para a festa de aniversário do meu filho. Foi o prato mais apreciado... não sobrou uma única peça!


Ingredientes:
entrecosto (+ ou - 1,5 Kg)
1 cabeça de alho
vinho branco
sal q.b.
massa malagueta q.b.
banha de porco q.b.


Preparação:
Numa taça, tempera-se a carne de véspera, ou dois dias antes, com uma marinada a que habitualmente se dá o nome de vinha d´alhos: alho esmagado, sal, massa malagueta e vinho branco (até à parte superior da carne). Guarda-se no frigorífico. Se optarmos por fazer o tempero dois dias antes, convém mexer a carne no segundo dia.
De notar que eu peço no talho para que partam o entrecosto em pedaços de dois ossinhos.
No dia, dispomos as peças de entrecosto no fundo de um recipiente refratário, cobre-se (até metade da altura) com a vinha d´alhos e dispõem-se, por cima, algumas nozinhas de banha de porco. Vai ao forno e, quando estiver douradinho, retira-se e vira-se peça por peça. Leva-se novamente ao forno para alourar mais um pouco.
Espero que vos agrade.
Maria

15 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Ficou com um aspecto maravilhoso, o meu filho adora entrecosto.

Isabel disse...

Eu também gosto muito de carne de porco, mas temos que ter muito cuidado com a gordura. Na grelha a gordura desaparece mas no forno se não for muito bem limpa, a gordura fica toda lá.

Eu agora compro já cortado ou peço para cortar, um pedaço de costeletas do fundo cortado à italiana. Fica mais barato, tem mais carne e muito menos osso.

Feliz Ano de 2012!

Isabel disse...

Eu também gosto muito de carne de porco, mas temos que ter muito cuidado com a gordura. Na grelha a gordura desaparece mas no forno se não for muito bem limpa, a gordura fica toda lá.

Eu agora compro já cortado ou peço para cortar, um pedaço de costeletas do fundo cortado à italiana. Fica mais barato, tem mais carne e muito menos osso.

Feliz Ano de 2012!

Carla Oliveira disse...

Ai, este blog deixa-me sempre com fome... Gostei muito da sugestão.
Beijinhos e bom ano

Mané o bolo da Tia Rosa disse...

que cheirinho
Bjs
e bom ano a toda a equipa do Recietas ao desafio

Unknown disse...

Esta receta tiene muy buena pinta!!!

São Ribeiro disse...

TAMBÉM APRECIO BASTANTE.
O TEU FICOU EXCELENTE.
FELIZ 2012
BJS

Ilídia disse...

Estes pratos à boa maneira portuguesa sabem sempre tão bem. E este entrecosto estava realmente excelente. E não fui a única a achar ;) Beijos

Unknown disse...

He, he, he! Este via para a lista de copianços! LOL
Vou experimentar!
Beijinho e feliz 2012!

Sara Ramos disse...

Gosto tanto... :)
Ficou com muito bom aspecto.
Bom Ano!
Beijinhos

Unknown disse...

Desculpem a minha ausência mas não tenho estado em casa nem perto de nenhum computador...
Espero que o vosso Natal tenha decorrido da melhor forma, cheio de alegria, amor e paz. E desejo que este novo vos traga tudo o que esperam.
Já via as vossas novas receitinhas e gostei muito, já vi que esta "junção de cozinhas" promete grades surpresas..

BEIJINHOS

Susana disse...

A carne de porco já não é tanto consumida cá em casa, por ser mais gorda. No entanto o entrecosto é a peça que mais aprecio e lá de vez em quando sai. Essa forma de cozinhar deve ser mesmo deliciosa, porque ao ler a receita soube-me mesmo bem!

Beijinhos

Anónimo disse...

Se me agradou este entrecosto? Muitíssimo! Está simplesmente maravilhoso, Maria.
Um abraço e um 2012 cheio de sorte.
Patrícia

Gisela disse...

Maria, gosto imenso de entrecosto e nunca fiz no forno. Gostei muito e acho que vou copiar.
Um beijinho e Feliz 2012

Receitas ao Desafio disse...

Obrigada a todas pelos comentários! E obrigada pela dica Isabel!
Nárwen, também eu estive de férias e me "afastei" um pouquinho do Receitas... mas já estou de volta;)
Um beijinho grande a todas e um SUPER 2012!
Maria