terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Biscoitos de azeite no forno a lenha


No fim de semana passado estive com a minha mãe a fazer pão caseiro. Tudo à antiga como manda a tradição. Além do pão de trigo também fizemos pão de milho que andava cheia de desconsolos :) E para aproveitar o forno quente ainda assei abóbora (da minha horta), cozi dois alguidares de barro pela primeira vez, assei carne e fiz estes deliciosos biscoitos de azeite. Mas como não podia ser de outra de outra forma as medidas foram um tanto a olho, por isso não sejam muitos exigentes comigo. Mas como ficaram tão saborosos não resisti em deixar aqui a sugestão.




Ingredientes:
 
4 ovos
1 limão raspa
1 mão cheia de açúcar
1 c. de chá de canela
1 mão de azeite
Leite q.b
1 c. de chá de fermento royal
quase 1 kg de farinha
 
1 gema para pincelar

Fiz assim:
 
Numa tigela deitei os ovos, o açúcar, a raspa do limão, a canela e o azeite e bati com uma colher de pau até ficar tudo ligado.
Deitei um um pouco de leite (+/- 1 cup) e envolvi.
Depois fui adicionando a farinha e o fermento até ficar duro. Amassei com as mão e fui adicionando a farinha até ficar com a consistência perfeita para moldar os biscoitos.
Moldei uns "Ss", o nº "40" (para o bolo de aniversário do meu marido) e umas bolinhas achatadas. Deitei-os em tabuleiros forrados com papel vegetal e pincelei com a gema de ovo batida com um pouco de água. Levei ao forno a lenha a cozer durante uns 15 minutos.
 
Espero que gostem da sugestão.
 
Beijinhos                                             Susana
 

8 comentários:

Silvia disse...

Ficaram mesmo apetitosos!
bjs

Isabel Figueiredo disse...

Olá,
a minha mãe fazia uns biscoitos desse género e eram deliciosos, os chamados "Esses" :)
Bjns
Isabel

Anónimo disse...

Estão mesmo bonitos os teus biscoitos, Susana. Fartaste-te de trabalhar este fim de semana, mas valeu a pena.

Su m disse...

O meu marido adora estes biscoitos e anda sempre a pedir-me para fazer, mas eu nunca tentei. Talvez seja agora, a ver é se não falho nas medidas a olho ;)

Luisa Alexandra disse...

Gosto imenso deste género de biscoitos secos, que maravilha!

Ondina Maria disse...

ai ai, que sorte poderes fazer tudo num forno a lenha! quem me dera! E isso é que foi uma empreitada: pão, alguidares, biscoitos, ufa!

Ysandra Pena disse...

Uau super diferente para mim....super delicioso deve ser...=D

Beijinhos

http://virandocomida.blogspot.com

Susana disse...

Obrigada a todas pela simpática visita. De facto foi uma grande empreitada... mas até nem fiquei muito cansada, porque seria?!
"Quem corre por gosto não cansa" deve ser essa a resposta correta ;)

Beijinhos a todos que por cá passam :)