quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Ervilhas no tacho com galinha e ovos escalfados

Há dias fui a casa da minha cunhada e comecei a folhear alguns livros de culinária da coleção "Tele Culinária e Doçaria", do Chefe António Silva. Esta coleção baseia-se numa compilação de revistas ao longo dos anos. E tem receitas maravilhosas! Por isso, é natural que daqui para a frente partilhe convosco algumas das coisas que vá fazendo a partir daí.
E porque os meus sogros me deram cinco sacos de ervilhas na semana passada, hoje trago uma receita de ervilhas estufadas. A inspiração veio de uma receita de favas do volume 23 da referida coleção. Ficaram muito saborosas!
 

Ingredientes
1 fio de azeite
1 cebola
2 dentes de alho
160 gr de bacon fumado
12 pernas de frango
1 kg de ervilhas
meio cubo de caldo de galinha
2 c. chá de molho Q.B.
sal q.b.
ovos (varia consoante o número de pessoas)


Preparação
Faz-se um refogado com o azeite, o alho e a cebola, mas só até esta ficar translúcida. Acrescenta-se o bacon e deixa-se fritar um pouco. Adiciona-se o frango, mexe-se e deixa-se cozinhar, só até perder o aspeto de cru. Juntam-se as ervilhas, tapa-se e deixa-se "suar" um pouco. Adiciona-se então o caldo de galinha, dissolvido em 300 ml de água a ferver, e tempera-se com sal e o molho Q.B. Tapa-se novamente e deixa-se cozinhar, sacudindo o tacho, uma vez por outra. 
Quando estiver tudo praticamente cozido juntam-se os ovos, com o cuidado de não se tocarem entre si, e espera-se que cozinhem um pouco, com o tacho tapado, tendo o cuidado de não deixar secar a gema.
Serve-se de imediato.

O conforto também pode ser servido num prato!

Maria

2 comentários:

Monte Alegre Refrigeração e Gourmet disse...

Que belo prato! Tem ótimo aspecto, certamente ficou delicioso!!
Na Monte Alegre temos sugestões que auxiliam os nossos clientes a cozinhar em sua casa, ou em seu estabelecimento, com mais facilidade! Visite nosso site!!


Abraços,
www.montealegrerefrigeracao.com

As receitas lá de casa disse...

Adoro! Faz-me lembrar aqueles pratos que comia com a minha avó, nas férias na Beira Alta... que saudades! Esses pratos caseiros e simples são seguramente os que fazem melhor à alma!