segunda-feira, 30 de março de 2015

Caracóis doces de canela

No sábado, enquanto cozinhava o almoço, liguei a televisão e optei pelo 24 kitchen. Talvez tenha sido a quarta ou, talvez, a quinta vez que me liguei a este canal e, enquanto deu o programa The free range cook, da neozelandesa Annabel Langbein, não consegui tirar os olhos do aparelho. As coisas deliciosas que ela fez num programa de 30 minutos deixaram-me fascinada. E ela faz parecer tudo tão simples e extraordinariamente delicioso!
Ontem à noite, de papel e lápis na mão, fui às gravações automáticas e anotei, passo a passo, o modo de confeção destes caracóis que nunca mais me saíram da cabeça.
Hoje, período de férias escolares, tive o meu sobrinho Gui cá em casa, a brincar com o meu Afonso. Depois de um almoço com aquilo que eles gostam, para o lanche preparei os caracóis da Annabel.


Ingredientes
Para a massa:
1/2 chávena de manteiga (à temperatura ambiente)
2 chávenas de leite (à temperatura ambiente)
3 c. chá de fermento seco
3/4 de chávena de açúcar
6 chávenas de farinha de trigo
1 c. chá de sal

Para o recheio:
manteiga q.b. para barrar
1/2 chávena de açúcar
1 c. sopa de canela em pó

Preparação
Antes de mais, devo dizer que a chávena que utilizei como medida, é uma chávena de chá.
Começamos por fazer a massa.
Numa panelinha, colocar a manteiga e levar ao lume a derreter. Juntar o leite, o fermento e o açúcar e mexer até que este se dissolva. Retirar do lume e reservar.
Numa taça de vidro, colocar a farinha e o sal. Misturar ligeiramente e abrir um buraco no centro. Acrescentar os líquidos e mexer com uma colher de pau. Depois de tudo envolvido, colocar a massa em cima de uma bancada polvilhada com farinha e amassar até ficar fofa. Se começar a agarrar aos dedos, acrescentar um pouco de farinha. Fazer uma bola, colocar numa taça de vidro, tapar com um pano de cozinha e deixar levedar num lugar morno, até duplicar o volume.


Depois disso, separar a massa em duas partes iguais (uma das quais guardei no frigorífico para usar amanhã ou depois) e estendê-la em cima da bancada polvilhada com farinha, estender com o rolo da massa e formar um retângulo com, aproximadamente, 0,5 cm de altura. Barrar toda a superfície com bastante manteiga e polvilhar com a mistura de açúcar e canela. 



Enrolar a massa (tipo torta) e, em seguida, cortar pedaços de 4 cm. Dispor os pedaços numa forma forrada com papel vegetal, ligeiramente espaçados entre si, pois crescem durante a cozedura, e levar ao forno aquecido.


Ma-ra-vi-lho-sos!!!!


Fiquem bem.

Maria

4 comentários:

Fátima Fonseca disse...

Como eu adoro estes rolinhos de canela!

cozinha100segredos disse...

Gosto imenso do programa dela. Dá mesmo vontade de pôr em prática as receitas. Essas caracóis ficaram fantásticos.

Candy Love disse...

Faz-me lembrar os folares da Páscoa da minha avó!! Têm um aspecto delicioso! :)

Anónimo disse...

os meus caracois ficaram um pouco massudos porque será. eu fiz exatamente igual à sua receita, a não ser que a minha chávena de chá seja diferente da sua :D